O que você saber para a criação do seu Trade Dress

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Neste artigo mostraremos o que você saber para a criação do seu trade dress.

Você já deve ter notado que as embalagens de produtos usam padrões que permitem a você saber a origem desta mercadoria. Ou ainda, que determinada loja pertence a determinado grupo empresarial. E isso apenas pela combinação de cores, formas, figuras. E isso sem precisar enxergar a marca.

 

Pois bem, este conjunto de cores e formas, quando agrupado em padrão e constantemente exercitado no mercado, permite a você identificar um signo, que indica origem de um produto ou serviço.

 

Ou seja, esse padrão de agrupamento de grafismos e cores, que você conhece popularmente como “identidade visual”, na verdade é denominado trade-dress ou conjunto-imagem, no jargão da Propriedade Intelectual.

Desta forma, um simples olhar para um posto BR, IPIRANGA ou SHELL permite visualizar-se um conjunto distinto de imagens e cores. Cada um possui o seu.

 

Trade Dress de produto e trade dress de serviços.

Neste caso, dos postos de gasolina, onde o trade dress está estampado nas paredes do prédio, no uniforme dos funcionários, nas paredes da loja de conveniência e em banners, é correto dizer que se trata de trade dress de serviços.

 

Entretanto, quando vamos aos supermercados, vemos uma profusão de centenas de outros trade dress, porém estampados em embalagens de produtos. Estamos aqui diante de vários trade dress de produtos.

 

Portanto, é lícito afirmar que o trade dress, em geral é um vendedor silencioso e faz o produto ou serviço se destacar no oceano de ofertas do mercado, seja ele de produtos, seja de serviços. Por isso que pode vir a receber um valor muito elevado, decorrente de eficiência de marketing, verdadeiro canalizador de impulsos e vendas.

 

Investimentos no Trade Dress.

 

Assim, tendo em mira que o trade dress possui tantos impactos no consumidor, é fácil perceber que, em regra, o desenvolvimento dele exige pesados investimentos no seu desenvolvimento ideológico e físico.

 

Neste contexto, engana-se quem pensa tratar-se de fruto de meras habilidades artísticas ou gráficas. Na verdade existe bastante conhecimento técnico envolvido na base da arquitetura desta criação.

 

Aliás, usando metáforas do meio, uma inclusive utilizada recentemente por conhecido escritório de design, o trade dress é como um iceberg, onde a parte perceptível visualmente é apenas a menor parte, que está fora d´agua.

 

E isso porque antes de se chegar ao arranjo final, é necessário a construção de todo arcabouço ou base ideológica do produto visível, o que é realizado através da imersão do profissional na estrutura do modelo de negócio que está sendo indumentado para o marketing.

 

Cautelas que devem ser adotadas na criação

 

Então, justamente por envolver grandes investimentos de capital financeiro e pessoal, e em razão da excepcional importância para a empresa, é que você tem que dar especial tratamento ao processo de criação, de forma a que todos os itens sejam atendidos.

 

Desde a parte do desenvolvimento ideológico, até a parte gráfica (a parte visual, e mesmo a parte jurídica). Sob pena de você gastar e um dia descobrir que não tem um efetivo trade dress.

É importante procurar criar um conjunto de cores, imagens e grafismos que no conjunto sejam bastante distintivos de exemplos já existentes no mercado. Procure diferenciar-se dos modelos de imagens que você detectou no segmento de sua empresa. Com isso, você irá adquirir o requisito legal da distintividade, que é exigido também para as marcas, no INPI.

 

Se você quiser saber mais sobre marcas, o que pode ajudar na compreensão do presente artigo, consulte artigo em nosso blog. No citado texto, há elementos que se aplicam ao que foi dito aqui, facilitando ficar claro o que você saber para a criação do seu trade dress.

 

Advirta os profissionais que você contratar para criar e instalar o seu trade dress, que você não concorda com o uso de modelos similares aos que eles já usaram para outros clientes (acredite, eles podem ficar tentados a recriar padrões anteriores).

 

Ademais, cabe sinalar que o Trade Dress não possui previsão legal de registro junto ao INPI. E somente isso aconselha a pensar neste ativo com cautela, pois existem formas e estratégias de resguardar o uso indevido do mesmo.

 

Vale dizer, são cuidados que começam na estrutura ou projeto do que irá ser criado, até mesmo no registro fático de imagens, com cuidados cronológicos.

 

Finalmente, cabe enfatizar que você deve procurar um profissional experiente em propriedade intelectual, para auxiliar você a realizar a gestão deste ativo tão importante na função de seu negócio. E que envolve grandes investimentos.

 

 

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